Se faz necessário o tratamento de canal quando:
– Uma cárie se torna profunda a ponto de atingir o nervo do dente. Quando isso acontece é comum que a área afetada fique inflamada, o dente fica sensível, e é quando o paciente começa a sentir dor. Em estágios mais avançados ocorre a “morte do nervo” e, nesses casos, nem sempre o paciente sente dor, mas como esse processo é decorrente de uma infecção, consultas periódicas ao dentista são muito importantes para detectar esse tipo de situação.
– O dente sofre um trauma. Quando este trauma é muito intenso, o nervo do dente entra em processo de necrose (morte). O paciente nota o problema pelo escurecimento do dente. Quando o nervo permanece saudável, mas ocorre a quebra do dente expondo esse nervo, também é recomendado o tratamento de canal.
– A estrutura do dente é comprometida por diversos motivos e se faz necessário o tratamento com próteses (coroas). Nesses casos também é necessário o tratamento do canal antes de colocar a coroa.
Como é feito o tratamento de canal?
O tratamento de canal é feito com a retirada da polpa (nervo) do dente. A polpa danificada é removida e o espaço resultante deve ser limpo, preparado e preenchido com um material biocompatível.
Passo a passo do tratamento de canal:
Acesso: é preciso, primeiramente, abrir o canal para começar o tratamento. É essa parte do procedimento que é realizada com o famoso “motorzinho” – fonte de receios para quem não gosta muito de ir ao dentista;
Remoção da polpa afetada: Os canais são esvaziados e descontaminados. Nessa parte, são utilizadas limas especiais e ferramentas para limpeza.
Obturação dos canais: para finalizar o tratamento, os canais são preenchidos permanentemente com um material específico, fazendo o selamento. O dente deve ser restaurado com resina ou com uma coroa, finalizando o tratamento.
O dente fica escuro depois do tratamento de canal?
Dependendo da técnica utilizada e do estado do dente no momento do tratamento, pode ser que ele fique com um aspecto escurecido, porém hoje, há diferentes opções de materiais e procedimentos para evitar esse resultado.
No entanto, se o dente escurecer após o tratamento de canal, esse problema pode ser facilmente resolvido.
Dói muito tratar o canal?
Provavelmente, o maior mito que existe ao redor do tratamento de canal diz respeito à dor que o procedimento causa. Nada de pânico: A dor é ocasionada pela infecção do dente e, quanto mais tempo o paciente demora na busca do tratamento, maiores os riscos. Mas, a partir do momento que o paciente está anestesiado, o tratamento é indolor.
É comum sentir a região ligeiramente dolorida nas primeiras 72 horas após o procedimento, isso porque o tratamento induz uma resposta biológica e inflamatória, necessária para a reparação tecidual, e que é facilmente controlada com uso de medicações para o maior conforto do paciente.
Para evitar que a infecção se torne um problema ainda mais doloroso, o ideal é ir ao dentista com frequência para avaliar sua saúde bucal. Ao primeiro sinal de que algo está errado com a polpa dentária, ele indicará o melhor tratamento para você!
Outras dúvidas, sobre Canal do dente nos contatem para mais informações.
Agende sua consulta via WhatsApp: (11) 994972528
Ligue para nós: (11) 5051-0592