Tratamento de Canal Moema - SP

Tratamento de canal: esclareça todas suas dúvidas sobre o procedimento

Provavelmente você já fez ou já ouviu falar sobre o tratamento de canal

Mas deve ter ao menos uma dúvida sobre esse procedimento.

Antes de tudo, o tratamento de canal tem como objetivo remover a polpa dentária, ou seja, a parte viva do dente, quando ela já foi danificada, teve uma infecção ou está morta.

Logo em seguida o espaço que fica vazio é desinfectado e em seguida preenchido para que não haja nenhum tipo de contaminação local.

Quais casos precisam de tratamento de canal?

Mas aí você nos pergunta, quando é necessário realizar esse tipo de procedimento?
O tratamento de canal precisa ser feito todas as vezes em que existe algum tipo de comprometimento irreversível na polpa dental, seja por uma cárie extensa, fratura do dente ou até como consequência de um traumatismo dental.

Quando é preciso realizar um canal?

O tratamento é indicado após avaliação dos sintomas, exame clínico e radiográfico. Em boa parte dos casos as pessoas sentem dor, algum tipo de desconforto e até mesmo apresentam grandes perdas da estrutura dos dentes.

Mas existem ocasiões em que o dente comprometido é assintomático e o diagnóstico pode ser levantado após um exame de rotina.

O tratamento dói?

Atualmente, graças às evoluções medicamentosas e técnicas, mesmo em casos complicados, o tratamento oferece mais conforto aos pacientes.

Além disso, para uma boa parte dos casos, é possível realizar o tratamento de canal em sessão única, garantindo mais agilidade e comodidade. Nos casos mais complexos, mais sessões serão necessárias para garantir a segurança e eficácia do tratamento.

O tratamento:

É feita uma abertura para acesso ao tecido pulpar e através dela inserimos instrumentos para a retirada da polpa dentária afetada, desinfecção interna e por último o preenchimento com um material biologicamente compatível que irá garantir a descontaminação local, promovendo uma resposta de regeneração dos tecidos circundantes.

Tempo de recuperação:

Por ser um procedimento que não traz desconforto para o paciente a recuperação é muito rápida. Um pequeno desconforto local é esperado nos primeiros dias, mas é facilmente controlado com medicação analgésica.

Após finalização do tratamento de canal, orientamos um acompanhamento clínico e radiográfico periódico, para verificarmos o processo de regeneração local.

Escurecimento dos dentes:

Há algumas décadas, era muito comum perceber dentes escurecidos em decorrência de tratamento de canal. Atualmente, graças à evolução das técnicas e materiais utilizados, é possível evitar o problema.

Porém, existem casos em que o escurecimento do dente já está presente antes mesmo do tratamento, e geralmente está relacionado com algum tipo de acidente envolvendo traumatismo no dente, não tendo correlação com o tratamento de canal.

Para esses casos, podemos associar outras técnicas para que o dente em questão atinja a tonalidade dos demais e não destoe no sorriso.

Bom, deu para perceber o quanto esse tratamento é importante não é mesmo? Sem ele, vários dentes poderiam ser perdidos sem nenhuma chance de recuperação.

Siga Nossas Redes Sociais