sensibilidade-dentaria

Sensibilidade nos dentes: causas e tratamentos

Sabe aquela dorzinha aguda nos dentes quando você bebe algo gelado ou come um alimento específico? Pois bem, esta dor gera muito incômodo e pode acabar com o prazer das refeições.

Ela tem nome, se chama hipersensibilidade dentinária e atinge cerca de 70% dos brasileiros. Embora seja mais comum em adultos, em alguns casos, crianças também podem ter sensibilidade nos dentes.

Existem diferentes níveis de sensibilidade nos dentes e causas diversas. O lado bom é que existem tratamentos disponíveis e com o auxílio de um bom profissional, você poderá voltar a comer sem angústias.

Alimentos muito quentes ou muito frios são os campeões de reclamação quando se trata de sensibilidade nos dentes.
Grande parte dos casos de hipersensibilidade está ligada ao desgaste do esmalte dos dentes, o que deixa exposta uma parte porosa do dente e que está ligada ao nervo.

A coroa no dente é a parte que fica visível, mas os dentes também possuem raízes, ligadas ao osso do maxilar.

Quando o esmalte do dente sofre um desgaste por algum motivo, a dentina (camada inferior do dente) fica exposta e também expõe os poros dos dentes. Com a exposição destes poros, o contato com alimentos quentes, gelados ou ácidos pode causar picos de dores agudas, a sensibilidade nos dentes.

Apesar de a dor causada pela sensibilidade nos dentes não se prolongar por muito tempo, ela é bastante incômoda.

Para receber o melhor diagnóstico a respeito da hipersensibilidade, um dentista deve avaliar seus dentes e descobrir a verdadeira causa. Somente assim, o tratamento pode ser indicado.

Causas:

Alimentos ácidos: o consumo em excesso de frutas como laranja e limão, bebidas como refrigerante e isotônico e alimentos como iogurtes e tomate, podem causar uma erosão progressiva do esmalte dental, fazendo com que a sensibilidade se faça mais presente. O ideal é dosar a ingestão destes alimentos.

Higiene bucal errada: o excesso de escovação pode ter o efeito reverso ao esperado, causando uma abrasão no esmalte dos dentes e aumentando o risco de sensibilidade. Dê preferência a escovas de cerdas macias e faça a escovação de maneira suave.

Bruxismo: o bruxismo se caracteriza pelo “hábito” de ranger os dentes, principalmente durante o sono. A pressão que um dente exerce sobre o outro durante o ranger, faz com que os prismas de esmalte se desmanchem, assim expondo o dente e causado sensibilidade.

Além disso também podem ocorrer trincas e fraturas, piorando a situação. Por isso, caso perceba estes sinais, procure um profissional de odontologia.

Creme dental abrasivo: os cremes que prometem clarear os dentes e retirar manchas, geralmente são mais abrasivos.

Isso porque eles conseguem este efeito, por meio do polimento do esmalte, gerando desgaste no mesmo. Sendo assim, o uso contínuo deste tipo de produto pode gerar sensibilidade nos dentes.

Pressionar os dentes: seja por mania ou por estresse, ficar pressionando os dentes uns nos outros pode gerar hipersensibilidade.

Quem pratica esportes ou vive estressado, deve se atentar a este fato pois, mesmo que inconsciente, este hábito é prejudicial à saúde bucal.

– Alimentação: é muito comum que os braquetes sofram danos durante as refeições, pois muitas pessoas ainda ingerem alimentos inadequados para quem usa aparelho.

É recomendável ficar longe de alimentos duros ou crocantes como maça e pipoca, pois podem ajudar a soltar “pecinhas” do aparelho.

Evite também balas e doces mais duros e balas e chicletes, pois grudam no aparelho e são difíceis de tirar. Carnes e algumas frutas devem ser cotadas em pedaços menores para facilitar a ingestão.

– Cuidado com o aparelho ortodôntico: neste quesito estão incluídas as dicas cima sobre a escolha dos alimentos porque eles podem quebrar seu aparelho.

Falando em quebrar aparelho, não é raro que os pacientes tentem consertar os danos causados por alguma estripulia em casa. Não faça isso! Em caso de danos ao aparelho, procure o dentista.

Não pule manutenções, são nas consultas de controle que o profissional vai avaliar a evolução do seu tratamento, fazer ajustes etc. Não pule as manutenções se não quiser atrasar seu tratamento.

E para quem faz uso de aparelhos ortodônticos móveis, não se esqueça de usar o aparelho. Muitos pacientes tiram o aparelho e ficam dias sem utilizá-lo, isso também prejudica o tratamento e pode fazer que os dentes regridam. Além disso, ao retirá-lo guarde no local correto, nada deixá-lo em qualquer lugar.

Cuidados ao praticar esportes: para quem usa aparelhos móveis, a dica é retirá-los na hora de praticar esportes, principalmente os esportes de contato como, lutas e futebol.

Quem usa aparelhos fixos não tem essa opção, sendo assim, para evitar acidentes e machucados, invista no uso de protetores bucais feitos de forma personalizada para você.

– Se policie: muitos pacientes costumam roer as unhas, morder a tampinha da caneta ou abrir objetos usando os dentes, estes hábitos não são nada bons para os dentes de ninguém e para quem usa aparelho ortodôntico, o cenário é ainda pior.

Assim como os alimentos devem ser vigiados, hábitos como estes devem mudar. Caso contrário, o paciente pode quebrar não só o aparelho, mas também o dente.

– Escolha bons profissionais: certamente você conhece alguém ou já ouviu histórias de pessoas que usaram aparelhos por anos e não obtiveram o resultado desejado.

Isso pode ser culpa do profissional ou da escolha do tratamento. Claro que o paciente deve seguir as recomendações de modo correto e realizar as manutenções dentro do prazo. Mas caso, ainda assim os resultados não venham, talvez seja hora de procurar outro profissional.

Se você usa aparelho ortodôntico e quer conhecer nossa clínica ou se acredita que precisa utilizá-lo para alcançar o sorriso dos sonhos, visite nosso site: www.dahdalaounodontologia.com.br conheça nossos profissionais e agenda uma consulta. Se preferir, fale conosco através do WhatsApp: 11 99497-2528.

Além disso, não deixe de conferir nossas redes sociais: