Não é difícil encontrar algum amigo ou até mesmo um parente que já tenha realizado algum procedimento ortodôntico.
Nos últimos anos, boa parte da população teve um maior acesso aos tratamentos odontológicos e mais pessoas puderam conquistar o sonhado sorriso bonito, alinhado e harmônico.
Com mais pessoas interessadas em ter uma boa saúde bucal, a ortodontia começou a receber mais destaque do que nunca, algo que é extremamente positivo para ambas as partes.
A seguir você verá algumas das novidades da ortodontia que podem ser usadas de acordo com a necessidade de cada paciente. Confira!
Braquetes autoligados
Na verdade, este modelo de braquete não é uma novidade, ele já está no mercado há uns 20 anos, porém, recentemente ganhou mais espaço e aceitação por pacientes e ortodontistas.
O que o diferencia do modelo mais tradicional é o seu fecho que fica localizado na parte externa da peça, permitindo assim a fixação do fio ortodôntico no aparelho sem precisar amarrá-lo com alguma espécie de ligadura metálica e/ou elástica.
Além disso, estes itens podem ser feitos em porcelana ou também em metal. Entre as vantagens estão a fácil higienização pela ausência das borrachinhas e a grande redução de atrito fazendo com que o tratamento seja mais confortável.
Além disso, como os fios não são amarrados nesse tipo de aparelho a manutenção é bem mais rápida.
Braquetes estéticos
Este tipo de braquete é perfeito para os adultos que prezam pela discrição. O braquete de safira, por exemplo, é fabricado com um tipo de cerâmica muito resistente, praticamente não descola e não colore.
Outra opção de braquete é feito com cerâmica policristalina, menos translúcido que o de safira, mas não fica atrás nos quesitos descolagem, resistência e coloração, o que é ótimo.
Além disso, não podemos esquecer de mencionar o braquete de resina e policarbonato, porém, é bom avisar que eles são menos resistentes.
Ancoragem absoluta
Um dos pontos mais importantes da ortodontia, este procedimento utiliza micro parafusos de titânio para obter mais controle de toda a mecânica ortodôntica.
Mas vale ressaltar que este tipo de técnica demanda alguns cuidados na instalação.
Aparelho lingual
Bom, de todos os modelos de aparelho, este é o que possui indicação para casos de curta duração devido a adaptação que é mais complicada.
Basicamente, os braquetes são inseridos na face interior dos dentes, ou seja, em contato com a língua.
Além disso, o paciente tem que fazer uma higienização impecável para usar esse modelo pois o contato direto com a língua pode ajudar no acúmulo de resíduos alimentares.
Outro aspecto negativo é que ele pode provocar uma certa distorção na fala por isso a maioria dos ortodontistas recomenda que os pacientes falem mais devagar enquanto se acostumam com a nova posição da língua.
Tecnologia 3D
A tecnologia certamente é um dos pontos positivos que felizmente dispomos neste século. Na ortodontia, por exemplo, o avanço tecnológico proporciona inúmeros benefícios como o planejamento virtual e também a agilidade do escaneamento intraoral que substituiu as desconfortáveis moldagens tradicionais.
Arcos não metálicos
Se você deseja um efeito estético e mais discrição, esta certamente é a opção correta para você. Estes tipos de arcos são transparentes e se destacam mais que os tradicionais.
Porém são recomendados para casos mais brandos já que boa parte apresenta pouca resistência e geralmente não podem ser dobrados.
Aparelho transparente
Já mencionamos antes este tipo de aparelho que atualmente é o que mais se destaca.
Com suas moldeiras quase que transparentes este aparelho é desenvolvido com tecnologia 3D e é recomendável para vários tipos de má oclusão.
Revolucionários não é mesmo? Incrível como a tecnologia pode impactar positivamente a vida das pessoas.
Através dela a odontologia como um todo só tem o que ganhar. Ficou com alguma dúvida?
Acesse: https://dahdalaounodontologia.com.br/ ou se preferir agende uma consulta pelo WhatsApp: 11 99497-2528.
Além disso, não deixe de conferir nossas redes sociais:
Facebook
Instagram