Popularmente conhecido como o “dente do juízo”, o dente siso recebeu este nome porque geralmente nasce quando as pessoas têm entre 16 e 22 anos de idade, quando estão se tornando mais maduras e entrando na fase adulta..
Estes dentes geram algumas dúvidas e receios, também sendo rodeados de mitos. Por isso, hoje vamos esclarecer os mitos e verdades em torno destes dentes.
Para começar, é preciso dizer que, o dente siso hoje em dia já não se faz necessário na mastigação. No entanto, nossos antepassados utilizavam e muitos estes dentes para triturar os alimentos mais resistentes, nos tempos mais remotos.
Nos dias atuais, estes dentes se tornaram dispensáveis por conta da evolução do homem e da mudança em sua alimentação.
O dente siso ou terceiro molar como é chamado pelos especialistas em odontologia, é apenas uma herança genética dos homens mais primitivos.
Há milhares de anos atrás, a alimentação não era tão simples e fácil, muitos alimentos eram consumidos crus ou cozidos de forma inadequada, por isso, havia a necessidade dentes tão fortes. Hoje, graças a tecnologia e o conhecimento que adquirimos, os dentes do juízo são dispensáveis.
Vamos agora aos mitos e verdades sobre estes dentes:
Todo mundo tem dente siso?
Mito – Não é incomum que algumas pessoas não tenham estes dentes, isso acontece porque nem todo mundo tem a base para o desenvolvimento dos sisos. É possível também que outras pessoas não tenham os 4 dentes siso, e desenvolvam apenas 1, 2 ou 3.
É possível que a pessoa tenha o siso, mas ele não nasça?
Verdade – Algumas pessoas podem ter um menor desenvolvimento dos maxilares, não sobrando espaço para que o dente siso se posicione na arcada. No entanto, em alguns casos, é preciso extraí-los para evitar problemas para os outros dentes.
O dente siso pode entortar os outros dentes?
Mito – O dente siso e nenhum outro dente sozinho tem o poder de entortar os demais. O que pode acontecer é que o paciente não tenha estrutura adequada para comportar os dentes siso, causando um desequilíbrio nas distribuição das forças mastigatórias, e consequentemente, desalinhando os dentes.
Todo mundo deve extrair os sisos?
Mito – Existem pessoas que vivem normalmente com os 4 dentes siso na boca, sem incômodos, dores ou prejuízos. Sendo assim, a extração só é recomendada quando há indicação ortodôntica ou mau posicionamento que possa levar a prejuízos e danos aos demais.
Quando retirar meu dento siso preciso fazer repouso?
Verdade – Quando o paciente passa pela cirurgia de remoção de qualquer dente, é preciso que ele faça repouso e esteja atento a alguns cuidados. O tempo de repouso é indicado pelo cirurgião dentista e dependerá da complexidade da cirurgia.
A idade correta para a retirada do siso é após os 18 anos?
Mito – Não existe idade certa para que o dente siso seja extraído. Em alguns casos, pacientes jovens passam pelo processo de retirada destes dentes porque a raiz deles não está totalmente formada, o que facilita sua retirada e cicatrização do local. A idade ideal para uma avaliação radiográfica desses dentes é por volta dos 15 anos.
O siso já tem cárie antes mesmo de nascer?
Mito – A gengiva funciona como uma espécie de capa protetora para os dentes, como o dente siso ainda está envolvido pela gengiva, não há como ter contato com as bactérias que se transformam em cáries.
É preciso ter mais cuidado ao escovar os dentes após a extração do siso?
Verdade – O paciente terá uma cicatriz e receberá pontos no local, mas ainda deve manter a higiene bucal em dia, por isso, é recomendado que a escovação seja feita com cuidado nos dias que se seguem após a cirurgia.
Viu só, o dente siso não é nenhum bicho de sete cabeças, caso você precise retirá-los, siga as orientações do seu dentista e tudo ficará bem. Para saber mais sobre a cirurgia de extração dos sisos, agende sua consulta na Dahdal Odontologia, acesse nosso site: www.dahdalaounodontologia.com.br e obtenha todas as informações.
Além disso, não deixe de conferir nossas redes sociais:
Facebook
Instagram