Mitos e verdades sobre clareamento dental - Moema - SP

Mitos e verdades sobre clareamento dental

Ter dentes claros e aquele sorriso iluminado é um desejo de todos, não é mesmo? Por isso é muito comum encontrarmos receitas milagrosas na internet ou métodos caseiros para branquear os dentes. Muito cuidado! Seus dentes podem sofrer danos irreversíveis!

Dentre as técnicas seguras, todas realizadas por dentistas, temos o clareamento de consultório, o clareamento supervisionado com uso de moldeiras e a técnica associada, através da combinação dos dois métodos.

Entenda como funciona:

O clareamento acontece através da aplicação de um gel oxidante capaz de penetrar no dente, atravessando o esmalte até chegar na dentina. É nessa camada interna que encontram-se os pigmentos responsáveis pela tonalidade do nosso sorriso. O gel oxidante tem a capacidade de fragmentar essas as moléculas de pigmentos em pedacinhos menores, promovendo o tão desejado clareamento.

O que vai diferenciar nas técnicas é a concentração do gel, método e tempo de aplicação sobre os dentes. E somente um profissional especializado poderá avaliar sua estrutura dental e perfil para te indicar o melhor método para sua necessidade.



Mitos e verdades sobre clareamento dental:

O clareamento dental causa prejuízos à estrutura dos dentes.
MITO: O clareamento dental é uma técnica extremamente segura, desde que bem indicado para cada necessidade, sejam utilizados produtos certificados e seja realizado por um cirurgião dentista. Nenhum dano ou desgaste dental acontece, todo o processo de clareamento ocorre no interior do dente, sem prejuízo algum à sua estrutura.

Os dentes escurecem no decorrer da vida.
VERDADE: O escurecimento dos dentes é um processo natural e acontece como consequência do nosso envelhecimento. Isso ocorre pelo aumento de volume e densidade da camada de dentina no decorrer da vida, ao mesmo tempo que o esmalte fica mais fino pelo processo de desgaste, deixando a tonalidade da dentina mais aparente.

Quem faz clareamento não pode consumir café e outros alimentos pigmentados.
MITO: Hoje é comprovado na literatura científica que os pigmentos provenientes dos alimentos ficam depositados na superfície dos dentes e não penetram na sua estrutura, não alterando o resultado do clareamento. Então as partículas pigmentadas provenientes da alimentação podem ser facilmente removidas com um técnica de higiene adequada e profilaxias regulares no consultório.

O clareamento tem algumas contra-indicações.
VERDADE: Pacientes muito jovens, gestantes ou com saúde bucal em desordem não tem indicação para clareamento. Por isso é muito importante uma avaliação minuciosa dos dentes e demais tecidos orais. Cáries, infecções bucais e inflamações das gengivas, por exemplo, precisam ser tratadas previamente

O clareamento funciona da mesma forma para todos.
MiTO: O clareamento é um tratamento individualizado e seus resultados dependem de uma série de fatores como: faixa etária do paciente, permeabilidade dental, grau e motivo do escurecimento. Assim, dependemos de uma resposta biológica que é variável em cada caso, assim como os resultados.

Escovar os dentes com bicarbonato de sódio clareia os dentes.
MITO: O ingrediente não tem capacidade clareadora e no máximo vai ajudar a limpar a superfície dos dentes quando encontram-se sujas ou manchadas, dando uma falsa sensação de clareamento. O problema é que, por conta da abrasividade do bicarbonato, podem ocorrer desgastes do esmalte e retração das gengivas, resultando em sensibilidade ou dor.

Outras dúvidas, sobre Mitos e verdades sobre clareamento dental nos contatem para mais informações.

Agende sua consulta via WhatsApp: (11) 994972528
Ligue para nós: (11) 5051-0592

Siga Nossas Redes Sociais

FACEBOOK
INSTAGRAM
YOUTUBE

Posts Relacionados