Nos últimos anos, o sorriso ganhou grande destaque na construção da nossa imagem.
Ter dentes bonitos e bem cuidados, além de melhorar a autoestima e autoconfiança, influencia também na comunicação, relacionamento interpessoal e inclusive na vida profissional. Assim, o sonho do sorriso perfeito se tornou prioridade para muitos.
E as lentes de contato dental estão entre os procedimentos mais procurados atualmente para essa finalidade, já que são as responsáveis pela transformação de muitos sorrisos famosos.
Mas, antes de tudo, o que são as lentes de contato dental?
Simplificando, elas são lâminas cerâmicas ultrafinas, com espessuras que variam conforme a necessidade para cada caso. Elas são inseridas aos dentes com o propósito de alterar a forma, proporção, cor e/ou contorno.
Ao contrário do que muitos pensam, o procedimento já é realizado há cerca de 20 anos, mas se popularizou graças ao sucesso alcançado com a evolução da técnica e dos investimentos em tecnologia e biomateriais.
Abaixo você verá algumas das principais dúvidas sobre o procedimento.
Qualquer pessoa pode usar lentes de contato dental?
Não, assim como todo procedimento odontológico, as lentes de contato devem ser indicadas para pacientes adultos com necessidades de correções estético-funcionais.
Através delas, várias imperfeições podem ser corrigidas deixando o sorriso mais bonito, harmônico e em equilíbrio com as demais estruturas orofaciais.
Quais são as etapas para realização do procedimento?
Primeiramente o dentista fará uma avaliação através exame clínico, radiografias e estudo de fotografias. Na sequência, segue com uma moldagem e/ou escaneamento das arcadas para confecção do projeto para ser apresentado para o paciente antes mesmo da confecção das lentes.
Assim, é possível o paciente provar o protótipo, como um test-drive, para que visualize em boca e vivencie o novo sorriso. Essa etapa é muito importante para a definição de informações funcionais e estéticas, tornando o resultado final extremamente previsível.
Há algum tipo de modificação no dente ou algum desgaste?
Sim, para realizar o procedimento são realizadas pequenas alterações na superfície do dente através de pequenos desgastes que variam de acordo com cada necessidade.
Alguns detalhes de forma, textura e cor são definidos junto ao paciente para que o novo sorriso fique de acordo com as expectativas do paciente.
E se eu me arrepender ou não gostar do resultado final?
Não se assuste, antes da confecção das lentes, o paciente faz uma prova em boca do projeto, garantindo um resultado dentro do proposto, sem surpresas desagradáveis.
Fixação das lentes: Nesta fase é realizada a colocação das lentes através de um cimento resinoso que fixa a cerâmica ao dente de forma permanente.
Recomendações: As recomendações e cuidados são os mesmos que devemos ter com nossos dentes naturais, higiene rigorosa, uso diário de fio dental, consultas periódicas no dentista para controle clínico e radiográfico.
Outra dica super importante é que para a colocação das lentes é necessário estar com a saúde bucal em dia!
Durabilidade e preço: As lentes tem uma durabilidade de 15 anos em média e podem até durar mais dependendo do cuidado de quem está usando.
Além disso, embora esses tipos de lentes sejam finas elas possuem extrema resistência.
Com relação aos valores, lembramos que todo tratamento odontológico exige um estudo e planejamento exclusivo, dependendo muito de cada caso ou necessidade.
Sempre importante passar primeiro por uma avaliação com um profissional de confiança que irá te examinar com todo o cuidado.
Então, esclarecemos todas suas dúvidas?
É importante que você saiba de tudo antes de realizar este procedimento e caso tenha mais alguma dúvida acesse o nosso site: www.dahdalaounodontologia.com.br ou agende uma consulta pelo WhatsApp: 11 99497-2528.