Implantes Dentários: Conheça as técnicas, modelos e benefícios
A perda de um ou mais dentes pode gerar desconforto, baixar a autoestima e prejudicar a mastigação. Os implantes dentários podem resolver este problema, além de devolver as funções e a autoestima dos pacientes. Pensando nisso, preparamos este post sobre os implantes dentários, quais modelos estão disponíveis no mercado e quais benefícios trazem. Continue lendo…
O que é implante dentário?
O implante dentário é um modo de solucionar a perda de um ou vários dentes. Dentes estes, que podem ter sido perdidos por diversos motivos, doenças, cáries ou acidentes. O implante possibilita a restauração das funções, melhora a aparência, a mastigação, sem esquecer da confiança perdida.
O implante dentário é um procedimento no qual é colocado um pino de titânio no lugar onde antes ficava a raiz do dente. Para a colocação do implante, é preciso realizar uma cirurgia, visto que este pino é fixado ao osso, o pino ficará no lugar da raiz do dente que antes existia ali.
Após a integração óssea, é colocada uma prótese de modo definitivo, prótese esta que pode ser de resina ou porcelana. As próteses são rosqueadas, portanto, mais firmes e seguras, se comparadas às próteses removíveis.
O titânio é utilizado como base para a prótese porque é um material feito de metal biocompatível com o organismo humano, não permitindo rejeição. O pino de titânio faz com que o osso fique fixado ao pino de forma definitiva.
O material escolhido para os pinos não enferruja, ou seja, é um material não corrosivo e adequado para ser colocado em locais úmidos, como a boca. Portanto, os implantes dentários são seguros, duradores e permitem reabilitação total da dentição.
Tipos de reabilitação com implantes – Existem algumas indicações para realizar os implantes dentários, alguns deles são:
– Reabilitação com implantes unitários: este é o tipo mais comum, nele o pino de titânio é fixado no local onde o dente foi extraído ou perdido. Posteriormente, a prótese é colocada. Então, sobre um pino rosqueado ao osso, será fixada uma única coroa.
– Reabilitação de áreas desdentadas: Nos casos onde temos ausência de múltiplos dentes vizinhos e a área a ser reabilitada é maior, podemos indicar as próteses parciais fixas sobre implantes. Elas funcionam como uma ponte, onde os implantes são fixados nas extremidades da área e representam os pilares para a fixação de dentes que serão unidos entre si.
– Reabilitação total de arcadas: outra situação é quando todos os dentes de uma arcada foram perdidos ou estão condenados.
Nesses casos podemos instalar de 4 a 6 implantes, bem distribuídos na base óssea, e confeccionar uma prótese total fixa, que chamamos de prótese Protocolo.
Esta situação é bem indicada para aquele paciente que não quer usar uma dentadura, e permite uma função mastigatória muito similar à dentição natural.
Estes são apenas alguns exemplos de implantes dentários, o melhor método varia de um caso para outro e um profissional especializado saberá qual a melhor indicação.
Modelos utilizados nos implantes dentários:
Muito se estuda e investe para que os implantes proporcionem tratamentos cada vez mais eficazes, rápidos e seguros para todos os tipos de situação.
De um modo geral, os modelos se diferenciam pelo formato (design e dimensões), material de composição e tratamento de superfície.
A evolução do desenho dos implantes é responsável pelo o desenvolvimento técnico e criação de diversos sistemas de fixação do pino ao osso e também do pino à peça protética.
Hoje temos uma infinidade de formas, tamanhos, diâmetros e conexões que permitem perfeita adaptação em distintas situações, garantindo índices cada vez maiores de sucesso.
Sobre o material de composição dos implantes, de um modo geral, temos o titânio e a cerâmica. Os implantes em titânio são os mais usados há algumas décadas, mostrando total biocompatibilidade e segurança.
Mas, em virtude de melhor qualidade estética em casos específicos de reabilitação da região dos dentes anteriores, recentemente a indústria desenvolveu implantes cerâmicos.
Geralmente são indicados para pacientes com tecido gengival mais fino, evitando-se assim que a “sombra” do metal titânio possa comprometer a estética do sorriso. A indicação desse tipo de implantes vem crescendo nos últimos anos.
E a ciência não para de fazer novas descobertas a favor da Implantodontia. Graças a estudos clínicos e laboratoriais, a indústria vem investindo pesado no tratamento da superfície dos implantes através de nanotecnologia, proporcionando uma cicatrização rápida e fixação óssea mais eficiente.
Benefícios dos implantes:
Os benefícios para os pacientes que fazem uso de implantes são diversos, conheça alguns deles:
– Melhora na mastigação: quem sofre com a ausência de um ou mais dentes conhece as dificuldades enfrentadas na hora de mastigar. A mastigação irregular pode trazer problemas para a musculatura da boca e os implantes solucionam estes problemas.
– Melhora na fala: quem opta por usar próteses removíveis no lugar dos implantes dentários sofre com a instabilidade e possíveis problemas na fala. Os implantes são estáveis e fixos, além de se assemelhar aos dentes naturais.
– Autoestima: a falta de dentes pode causar problemas na confiança e na autoestima dos pacientes. Ao realizar um implante de sucesso, os dentes ficam como os naturais, além da estética favorável. Com isso, o paciente pode comer e sorrir livremente.
Os implantes dentários estão cada vez mais avançados e entregam resultados cada vez mais naturais. Além disso, as opções são variadas, converse com seu dentista e encontre a melhor solução para o seu caso.
Não tem um dentista de confiança para realizar este procedimento? Conheça a DahdalAoun Odontologia. Nossa equipe especializada e com as melhores técnicas vai encontrar a solução para você!
Fale com nossa equipe pelo número 11 994972528 e agende uma consulta.