A saúde bucal vai muito além de um sorriso bonito. Um sorriso vistoso causa boa impressão, mas não é o suficiente, é preciso estar atento a higiene bucal e a escovação correta para evitar problemas sérios.
É preciso entender que o termo saúde bucal não se relaciona apenas aos dentes e gengivas.
Apesar de merecer atenção constante, outras partes do nosso corpo dependem da higienização correta para se ver livre de doenças.
Isso porque, a falta de higiene pode trazer bactérias que causam infecções e estas bactérias podem acabar se espalhando pelo organismo e afetar órgãos vitais.
Pesquisas realizadas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apontam que quase metade da população brasileira, cerca de 47%, não utiliza escova, creme dental e fio dental na hora de escovar os dentes.
Grande parte dos brasileiros opta apenas por creme dental e escova, negligenciando o uso do fio dental.
O fio dental por sua vez, é peça chave para eliminar resíduos de alimentos que possam ficar presos entre os dentes, onde a escova não alcança.
A mesma pesquisa apontou ainda que entre os homens, o número de adeptos aos três itens de higiene bucal é menor, se comparado com as mulheres.
Manter a saúde bucal em dia, evita mau-hálito, cáries e ainda previne outras doenças. Conheça alguns delas a seguir:
– Diabetes: muitas pessoas não sabem, mas quem tem diabetes é mais suscetível a desenvolver, gengivite, cáries ou perder os dentes.
A explicação para isso está relacionada ao comprometimento da circulação sanguínea na região.
Por isso, manter a higiene e consequentemente a saúde bucal em dia, pode livrar os diabéticos de problemas maiores.
Como por exemplo, o aumento de açúcar no sangue causado pelas infecções.
– Câncer de boca: sim, a má higiene bucal pode elevar o risco do desenvolvimento de neoplasias.
Caso perceba o aparecimento de aftas em excesso, manchas brancas ou vermelhas na mucosa, lesões na gengiva ou na língua, que não cicatrizam em até 14 dias, procure um profissional.
Bons hábitos de higiene e visitas periódicas ao dentista, podem afastar estes perigos ou fazer com que a doença seja detectada de forma precoce.
O tratamento para esta doença é feito em conjunto com um especialista da área e um profissional de odontologia.
– Halitose: caracterizada pelo mau hálito contínuo, a halitose pode estar diretamente ligada aos hábitos de escovação ou a falta deles.
Quando a escovação e os demais hábitos de saúde bucal são deixados de lado, ocorre o acúmulo de resíduos alimentares nos dentes, formação de placa bacteriana nos dentes e na língua, o que resulta na halitose.
– Periodontite: assim como a retração gengival e a gengivite, a periodontite pode estar ligada a falta de higiene bucal.
Quando a paciente adquire qualquer uma desta doenças, o sangramento gengival se torna um dos sintomas mais comuns, além disso pode haver perda de dentes e até doenças sistêmicas graves.
– Impotência: além de afetar a saúde bucal, a falta de cuidado com a boca pode causar impotência sexual nos homens.
Isso acontece porque as bactérias alojadas na boca podem migrar para veias que são responsáveis pela irrigação do órgão sexual masculino e prejudicar o fluxo sanguíneo no local.
– Endocardite bacteriana: as bactérias presentes na boca nem sempre são ruins e servem como proteção para o organismo, bem como para o coração.
Entretanto, quando estas bactérias se apresentam em excesso, podem chegar até o órgão e atingir artérias e válvulas do coração. Pessoas que já têm doenças cardíacas devem redobrar os cuidados com a saúde bucal.
Como evitar estes problemas?
A palavra-chave nestes casos é higiene. É preciso manter hábitos de higiene bucal saudáveis.
Escovar os dentes pelo menos três vezes ao dia, nunca dormir sem realizar uma escovação detalhada.
Utilizar fio dental diariamente e produtos que contenham flúor na sua rotina de cuidados.
A alimentação também pode ser um fator decisivo na saúde bucal. Dê preferência a alimentos saudáveis, evite doces em excesso, refrigerantes e alimentos gordurosos.
E por último, mas não menos importante: faça visitas periódicas ao dentista.
Muitas pessoas têm o hábito de procurar um profissional somente quando sentem dores, mas isso não é o mais recomendável.
Nem sempre as doenças ou problemas bucais causam dor, por isso, uma avaliação a cada seis meses é o ideal.
Para agendar uma avaliação e saber como anda sua saúde bucal, visite nosso site: www.dahdalaounodontologia.com.br conheça nossos profissionais e agenda uma consulta. Se preferir, fale conosco através do WhatsApp: 11 99497-2528.
Além disso, não deixe de conferir nossas redes sociais:
Facebook
Instagram