Alimentação-saude-bucal

Alimentação e seus efeitos na saúde bucal

É de conhecimento geral que os açúcares na dieta aumentam o risco de cárie. Entretanto, os efeitos da alimentação na saúde bucal vão muito além disso, tanto para o mal quanto para o bem.

Existem sim, alimentos prejudiciais para nossos dentes, podendo trazer o mesmo efeito de uma má higiene bucal. Mas também existem aqueles alimentos que são que são benéficos para nossa saúde bucal.

Diante do crescimento das opções de tratamentos odontológicos e da sua popularização, a cada dia mais informações sobre o tema são divulgadas. Há tempos, os consultórios odontológicos deixaram de ser procurados apenas para uma simples limpeza ou restauração.

Desta forma, informações relacionadas aos efeitos da alimentação na saúde bucal estão cada dia mais presentes e por isso, hoje daremos mais atenção a este tema.

Alimentação saudável, boca saudável

Como já falamos em artigos anteriores, a má higiene bucal pode ter relação direta com doenças graves, da mesma forma, a alimentação pode interferir de maneira direta na saúde dos dentes e gengivas.

Além de exercer papel fundamental na saúde como um todo, os alimentos, quando bem escolhidos, auxiliam na manutenção do sorriso, deixando-o bonito e saudável.

Sendo assim, é importante escolher nossa alimentação diária levando em consideração os benefícios e malefícios ao nosso corpo. Para caso de comparação, podemos notar que, crianças e adolescentes que se alimentam de forma inadequada, com uma alimentação rica em açúcares, desenvolvem problemas dentários rapidamente, dentre eles as temidas cáries.

Por isso, os profissionais de odontologia aconselham que os pais os responsáveis cuidem da alimentação das crianças, deixando-as longe dos doces em excesso e mantendo a saúde bucal dos pequenos em dia.

Além dos açúcares, alimentos muito ácidos podem ser prejudiciais aos dentes. Uma alimentação rica em ácidos não é benéfica para sua saúde bucal. Isso porque, estes alimentos podem causar desgaste químico no esmalte do dente, o que consequentemente, aumenta a sensibilidade.

O processo de desgaste do esmalte do dente é chamado de desmineralização, pois o esmalte do dente perde seus minerais.

Quando isto ocorre, o esmalte se torna mais fino, o que facilita a penetração de bactérias e pode causar cárie. Além de dor e sensibilidade a alimentos quentes ou gelados demais.

Desta forma, podemos ver a importância de controlar os alimentos que ingerimos. Isso não quer dizer que não se pode ter doces comer ou alimentos ácidos, como o limão, em nossa alimentação, devemos apenas não os ingerir em demasia.

Existem aqueles alimentos que colaboram para a saúde dos dentes, agindo como “limpadores” da superfície dos dentes.

A cenoura, a pera, a maça e a laranja, são alguns destes alimentos. Mas vale lembrar que, estes alimentos também têm ácidos, portanto, devem ser consumidos com moderação para não ter efeito reverso.

Outro ponto a ser ressaltado em relação a alimentação saudável, é a relação entre a falta de nutrientes e as doenças periodontais. Estas doenças podem ser acarretadas tanto pela má higiene bucal ou por uma alimentação pobre em nutrientes, que são essenciais para manter os dentes e gengivas saudáveis.

A doença periodontal atinge principalmente as gengivas e os tecidos que servem como suporte para os dentes. Assim, o desenvolvimento da doença pode levar a perda dos dentes.

saúde bucal precisa estar atrelada a uma alimentação saudável, rica em nutrientes e produtos naturais. A ausência destes elementos e o abuso de produtos industrializados, pode não oferecer o necessário para a manutenção da saúde bucal, especialmente quando há negligência na higiene oral.

Alimentos prejudiciais e alimentos benéficos para a saúde bucal. Além dos alimentos já citados existem outros que podem fazer bem ou mal para a saúde bucal. Veja alguns:

Prejudiciais:

– Café: o café é muito conhecido por causar manchas sobre os dentes. Além disso, em virtude do seu pH ácido pode deixar a superfície dos dentes mais porosos. Como dito anteriormente, não é preciso banir o alimento da sua dieta, basta consumi-lo com moderação e escovar os dentes após beber um cafezinho.

– Refrigerante: os açúcares são prejudiciais à saúde bucal e o refrigerante é uma enorme fonte de açúcar, além de ser um alimento industrializado e com baixo pH. Causa também a desmineralização do esmalte dental, levando a sensibilidade e aumento do risco de cáries.

– Álcool: o consumo de álcool está ligado a desidratação e diminuição do fluxo de saliva, podendo facilitar infecções bucais, além de periodontite e erosão dos dentes. Lembrando que saliva é um agente natural de proteção dos dentes . Por isso, evite o excesso de bebidas alcoólicas e, ao consumir, lembre-se de consumir muita água.

Benéficos:

– Gorduras boas: azeite de oliva e oleaginosas formas uma barreira de gorduras boas em torno dos dentes, protegendo-os das cáries.

– Alimentos com cálcio: o cálcio ajuda a manter os dentes fortes e saudáveis, enquanto isso eleva o PH bucal e reduz a acidez. Queijos, iogurtes e o leite, são bons exemplos destes alimentos.

– Alimentos com vitamina C: protege a gengiva e os tecidos da boca, auxiliando na cicatrização. Pode ser encontrada em frutas como laranja e limão.

Os alimentos podem ser prejudiciais à saúde bucal, mas também podem ser aliados neste quesito. Faça escolhas inteligentes. Não se esqueça de manter a higiene bucal em dia e fazer visitas periódicas ao seu dentista.

Para saber como anda a sua saúde bucal, visite o site: www.dahdalaounodontologia.com.br conheça nossos profissionais e agenda uma consulta. Se preferir, fale conosco através do WhatsApp: 11 99497-2528.

Além disso, não deixe de conferir nossas redes sociais: