Como as causas da disfunção temporo mandibular são multifatoriais, os tratamentos muitas vezes são interdisciplinares e precisam ser indicados conforme cada necessidade, com finalidade de controlar e reduzir os sintomas, melhorando a qualidade de vida do paciente.
A primeira alternativa é sempre encontrar e tratar a causa principal do problema, que pode estar relacionado com mau posicionamento dos dentes e/ou dos maxilares, com uma postura incorreta, com ausência de dentes, estresse, ansiedade e também hábitos parafuncionais como bruxismo, sucção de dedo, chupeta e hábito de roer as unhas, por exemplo.
Dentre os indicações terapêuticas para o controle dos sintomas, nós podemos citar:
– A fisioterapia e o uso compressas com calor úmido para o relaxamento da musculatura;
– O dispositivo inter oclusal ou placas de mordida com finalidade de proteger os dentes do apertamento ou rangido, aliviando a neuromusculatura e, consequentemente, diminuindo a pressão articular;
– O uso de medicamentos como relaxantes musculares, analgésicos e antiinflamatórios para o alívio dos espasmos musculares e dor orofacial;
– E, por fim, aplicação de Toxina Botulínica, popularmente conhecida como Botox, com uma finalidade funcional, diminuindo o poder de contração nos músculos onde ela é aplicada.
E, algo que é muito importante e acessível para todos é a prática de técnicas de relaxamento na rotina. Faça pequenas pausas durante seu dia.
Desacelere, alongue, concentre-se na sua respiração, esvaziando a mente por alguns instantes…
Você estará reduzindo seus níveis de estresse, melhorando seu equilíbrio físico e , especialmente, sua saúde mental.
Outras dúvidas, sobre Tratamentos para Disfunção Têmporo Mandibular nos contatem para mais informações.
Agende sua consulta via WhatsApp: (11) 994972528
Ligue para nós: (11) 5051-0592