aparelho-ortodôntico-cuidados-dicas

Cuidados e dicas para quem usa aparelho ortodôntico

Provavelmente, se houver uma pesquisa questionando sobre gostar ou não de usar aparelhos ortodônticos, a imensa maioria vai dizer que não gosta.

Porém, fazer uso deles não é somente questão de gosto ou de beleza, também está relacionado a saúde bucal.

Crianças, adolescentes e adultos que apresentam algum tipo de má formação na arcada dentária ou dentes mal posicionados, precisam fazer um uso de aparelhos ortodônticos.

Alguns tratamentos são mais demorados que outros, tudo dependerá da complexidades do caso e indicação do especialista.

As principais indicações de uso do aparelho ortodôntico são: dentes tortos ou desalinhados, mordida cruzada, dentes separados etc.

O uso dos aparelhos também contribui para que estes problemas não evoluam para situações mais graves, como disfunções na articulação.

A correção da arcada dentária também contribui para uma higienização menos complicada.

Não há idade para começar um tratamento odontológico com aparelhos ortodônticos, não há regras definidas.

Atualmente existem diversos tipos de aparelhos, fixos ou removíveis, dos tradicionais com braquetes até aqueles de porcelana ou famosos aparelhos invisíveis.

Mas em qualquer idade ou tipo de aparelho ortodôntico, existem cuidados que devem ser seguidos para facilitar a rotina de quem faz seu uso e não prejudicar o tratamento.

Confira os cuidados e dicas, a seguir:

– Escovação: este é o tópico mais importante na vida de quem usa aparelhos ortodôntico.

A higienização correta evita o acúmulo de resíduos de alimentos, impede a formação de placa bacteriana e consequentemente, as cáries.

Como dito anteriormente, existem diversos tipos de aparelhos e para cada um deles uma escova funciona melhor.

Para aparelhos fixos, a escova mais indicada deve ter uma grande quantidade de cerdas, que também devem ser macias.

Já quem faz uso de aparelhos ortodônticos móveis, deve utilizar escova de cerdas duras para higienizá-los, para os dentes, escovas macias. Em caso de dúvidas, peça orientação ao dentista.

– Use fio dental: o fio dental deve ser incluído na rotina de todas as pessoas, para quem usa aparelho, ele é imprescindível.

Para quem utiliza aparelho ortodôntico fixo, essa missão pode ser mais complicada, mas existem objetos que facilitam seu uso, o “passa fio” é um deles e pode ser encontrado facilmente em farmácias e drogarias.

Quem utiliza aparelho removível, apenas precisa tirar o aparelho e passar o fio dental normalmente.


– Alimentação: é muito comum que os braquetes sofram danos durante as refeições, pois muitas pessoas ainda ingerem alimentos inadequados para quem usa aparelho.

É recomendável ficar longe de alimentos duros ou crocantes como maça e pipoca, pois podem ajudar a soltar “pecinhas” do aparelho.

Evite também balas e doces mais duros e balas e chicletes, pois grudam no aparelho e são difíceis de tirar. Carnes e algumas frutas devem ser cotadas em pedaços menores para facilitar a ingestão.

– Cuidado com o aparelho ortodôntico: neste quesito estão incluídas as dicas cima sobre a escolha dos alimentos porque eles podem quebrar seu aparelho.

Falando em quebrar aparelho, não é raro que os pacientes tentem consertar os danos causados por alguma estripulia em casa. Não faça isso! Em caso de danos ao aparelho, procure o dentista.

Não pule manutenções, são nas consultas de controle que o profissional vai avaliar a evolução do seu tratamento, fazer ajustes etc. Não pule as manutenções se não quiser atrasar seu tratamento.

E para quem faz uso de aparelhos ortodônticos móveis, não se esqueça de usar o aparelho. Muitos pacientes tiram o aparelho e ficam dias sem utilizá-lo, isso também prejudica o tratamento e pode fazer que os dentes regridam. Além disso, ao retirá-lo guarde no local correto, nada deixá-lo em qualquer lugar.

Cuidados ao praticar esportes: para quem usa aparelhos móveis, a dica é retirá-los na hora de praticar esportes, principalmente os esportes de contato como, lutas e futebol.

Quem usa aparelhos fixos não tem essa opção, sendo assim, para evitar acidentes e machucados, invista no uso de protetores bucais feitos de forma personalizada para você.

– Se policie: muitos pacientes costumam roer as unhas, morder a tampinha da caneta ou abrir objetos usando os dentes, estes hábitos não são nada bons para os dentes de ninguém e para quem usa aparelho ortodôntico, o cenário é ainda pior.

Assim como os alimentos devem ser vigiados, hábitos como estes devem mudar. Caso contrário, o paciente pode quebrar não só o aparelho, mas também o dente.

– Escolha bons profissionais: certamente você conhece alguém ou já ouviu histórias de pessoas que usaram aparelhos por anos e não obtiveram o resultado desejado.

Isso pode ser culpa do profissional ou da escolha do tratamento. Claro que o paciente deve seguir as recomendações de modo correto e realizar as manutenções dentro do prazo. Mas caso, ainda assim os resultados não venham, talvez seja hora de procurar outro profissional.

Se você usa aparelho ortodôntico e quer conhecer nossa clínica ou se acredita que precisa utilizá-lo para alcançar o sorriso dos sonhos, visite nosso site: www.dahdalaounodontologia.com.br conheça nossos profissionais e agenda uma consulta. Se preferir, fale conosco através do WhatsApp: 11 99497-2528.

Além disso, não deixe de conferir nossas redes sociais:
Facebook
Instagram

 

Posts Relacionados

Rolar para cima