Visita ao dentista Moema SP

A importância de fazer visitas periódicas ao dentista

Esperar até que o problema se agrave para depois correr atrás do prejuízo, infelizmente, é uma prática comum para os brasileiros em muitos aspectos, e quando se trata de saúde bucal, a situação não é diferente. O resultado disso, é que segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), mais de 39 milhões de brasileiros usam próteses dentárias e pelo menos 16 milhões vivem sem nenhum dente.

Não é possível afirmar o que provocou a perda dos dentes em todas estas pessoas, doenças ou acidentes, no entanto, é possível afirmar que visitas periódicas ao dentista podem impedir a perda dos dentes.

O fato é que ao procurar por ajuda profissional apenas quando sente dor de dente pode ser perigoso. Isso porque, assim como em qualquer outra doença, os problemas bucais podem obter melhor resultados dos tratamentos quando descobertos e tratados precocemente.

Aproveitando a chegada do mês de outubro e o dia do dentista, comemorado no dia 25 deste mês, neste post vamos falar um pouco mais sobre a importância dessas visitas odontológicas periódicas.

Por que ir ao dentista?

Mesmo quando você não sente desconforto nos dentes, não nota nada de estranho com seu sorriso e mantem uma rotina de higiene, ainda assim é necessário fazer visitas periódicas ao dentista.

A principal justificativa para que as pessoas visitem os consultórios odontológicos pelo menos duas vezes ao ano, se baseia no fato de que muitas doenças podem surgir de forma silenciosa. E quanto antes descobertas, maiores são as chances de um tratamento bem-sucedido.

Sendo assim, se você faz parte daquele grupo de pessoas que só marca consulta quando percebe algum problema no sorriso, está na hora de mudar isso. Primeiro porque doenças bucais descobertas precocemente recebem tratamentos mais simples e mais rápidos, sendo os riscos de insucesso bem menores.

Segundo porque os consultórios estão cada vez mais modernos, os profissionais mais capacitados e focados em tratamentos mais humanizados. Assim não vale a pena correr riscos por conta de receios baseados em experiências anteriores.


A odontologia moderna oferece diversas possibilidades recuperar o sorriso e a função dos dentes. No entanto, a prevenção continua sendo a melhor alternativa para a saúde bucal e alguns cuidados profissionais periódicos são necessários .

Tratamentos odontológicos preventivos

Existem diversos tratamentos odontológicos considerados “básicos” e que são realizados durante as visitas periódicas. Estes tratamentos ajudam a prevenir doenças mais graves, conheça alguns:

– Limpeza: mesmo que você mantenha uma rotina adequada de higiene, a limpeza realizada por um profissional, é mais profunda e eficaz, sendo indicada periodicamente para manutenção do polimento dos dentes, prevenindo também o acúmulo de resíduos e manchas nos dentes.

– Remoção de tártaro: o tártaro é uma massa endurecida que se deposita na superfície dos dentes, resultado da calcificação da placa bacteriana, um composto de bactérias e resíduos alimentares. Tem como uma de suas características o aspecto amarelado ou acastanhado, sendo muito prejudicial para dentes e gengivas. Durante sua visita periódica ao dentista, esta camada é removida e seus dentes ficam mais bonitos e, acima de tudo, saudáveis.

– Restauração: este é um dos tratamentos mais populares e você certamente conhece alguém que tenha um dente restaurado ou, popularmente falando, obturado. Quando o dente é danificado por cárie ou fratura, a sua reconstrução é feita através de uma restauração que devolve a função, anatomia e estética dental.

Estes são procedimentos considerados simples, mas muito importantes para a manutenção da sua saúde bucal.

Especialistas recomendam que você visite seu dentista pelo menos a cada seis meses. Se você não tem mantido estas visitas em dia, agende sua consulta na Dahdal Odontologia, entre em contato através do número (11) 99497-2528.

Além disso, não deixe de conferir nossas redes sociais:
Facebook
Instagram 

Posts Relacionados

Rolar para cima