Restauração Dentista Moema SP

O que é restauração?

Quem já teve problemas com cáries, provavelmente já precisou passar por uma restauração no dente, mas você sabe o que é esse tratamento odontológico?

restauração, como o nome já diz, tem função de restaurar e restabelecer a função dos dentes afetados por cáries. Este tratamento tem como objetivo devolver a aparência, saúde e função do dente e ainda tem a função de blindar os dentes da infiltração de novas bactérias.

Este tratamento ao mesmo tempo que tem enfoque na saúde bucal do paciente, também tem função estética, uma vez que permite que o dente afetado pela cárie volte a ter uma aparência natural após o procedimento. Dentes quebrados ou com coloração amarelada, também podem passar por restauração.

Como é realizada a restauração?

O procedimento utilizado para remover as cáries para que a restauração seja feita, vai depender do estado em que o dente do paciente se encontrar no momento da consulta com o dentista.

Em casos mais superficiais ou em cáries mais recentes, não é preciso fazer uso de procedimentos mais invasivos ou de anestesia, a remoção é realizada através de uma raspagem. O profissional pode utilizar um produto para amolecer e facilitar a remoção das bactérias.

Já quando a cárie é mais profunda e em maior quantidade, o paciente recebe anestesia e o dentista utiliza brocas para remover a área afetada. Durante o procedimento, o profissional remove a cárie, limpa a superfície do dente e preenche o espaço através da restauração.

Cada tipo de material utilizado na restauração pode exigir um processo diferente. Atualmente o material mais utilizado nos procedimentos restauradores é a resina. Nesse caso, o profissional vai construindo camadas com o material e utiliza um tipo de luz para que o material fique fixo no lugar de forma segura. Quando todo o espaço é preenchido e esculpido para reestabelecer a forma do dente, chega a etapa final de acabamento e polimento do material, garantindo a devolução da função e estética dental.


Tipos de restauração:

Como dito anteriormente, existem alguns tipos de materiais utilizados na restauração, o dentista vai decidir o que é melhor para cada caso.

– Resinas compostas: se tornaram muito populares por que o material utilizado é da mesma tonalidade do dente natural. No entanto, para que o paciente obtenha o melhor resultado a longo prazo, é indicado que não consuma alimentos escuros em excesso, como o café, o chá preto e o refrigerante de cola. O consumo excessivo desses alimentos pode escurecer e manchar a restauração em resina, sendo sempre necessário um polimento periódico para manutenção do brilho e estética do material.

– Restauração de amálgama: é conhecida por ser um material resistente e por durar muito tempo. Composta por uma liga metálica de aparência escura e pouco estética, por muitos anos foi o material mais usado nas técnicas restauradoras mas hoje é pouco utilizado por conta da evolução das resinas e cerâmicas.

– Restauração de ouro: Apresenta muita resistência e longevidade, podendo chegar em alguns casos a décadas de vida útil.

– Restauração de porcelana: este tipo de restauração é mais indicada para casos em que houve uma grande perda de estrutura dental ou quando o paciente que deseja reabilitar também sua estética. Garantem um acabamento natural, durabilidade e estética nos casos de reabilitação.

É importante ressaltar que a escolha do material a ser utilizado para a restauração vai depender da necessidade de cada caso e análise do perfil do paciente. E para isso é preciso que um profissional capacitado decida os rumos do tratamento.

Se você está precisando saber como anda sua saúde bucal, agende sua consulta de avaliação na Dahdal Odontologia, em Moema, através do telefone: (11) 99497-2528.

Além disso, não deixe de conferir nossas redes sociais:
Facebook
Instagram

Posts Relacionados

Rolar para cima